Iniciando com ASP.Net MVC 3 (Parte 1)


Introdução ao ASP.NET MVC 3



Pré requisitos para a realização deste tutorial:
Para este tutorial iremos utilizar a linguagem de programação C#.

O que você fará

Você implementará uma aplicação simples de listagem de filmes, que suportará a criação, edição e listagem de filmes a partir de uma base de dados. Abaixo estão duas telas da aplicação. Esta inclui uma página que exibe uma lista de filmes a partir de uma tabela:

MoviesWithVariousSm

A aplicação também permite que você adicione, edite ou exclua filmes, bem como definir detalhes individuais de cada um. Também implementa os cenários de validação de entrada de dados, para garantir que o dado armazenado na base está correto.


Iniciando:


Inicie rodando o Visual Studio Web Developer 2010 Express e selecione um novo projeto na página principal. Ou escolha as opções: File > New Project

Criando a sua primeira aplicação 

Selecione Visual C# do lado esquerdo, e então selecione ASP.NET MVC 3 Web Application. Nomeie o seu projeto com MvcMovie e então clique em OK.

Na caixa de diálogo New ASP.NET MVC 3 Project, selecione Internet Application, marque a opção USE HTML 5 markup e deixe a opção Razor marcada.

Clique em OK, Visual Web Developer utiliza um template padrão para o projeto ASP.NET MVC que você acabou de criar. Então você já tem um aplicativo rodando sem ter feito quase nada. Este é um simples projeto do tipo "Hello World!", e este é um bom lugar para iniciarmos  a nossa aplicação.


Selecione o menu Debug, e em seguida a opção Start Debugging





Note que o atalho para executar esta função é F5.

Ao iniciar o Debugging, o servidor web será inicializado e executará a sua aplicação web. O Visual Web Developer executa então o browser padrão e abre a aplicação na página padrão da aplicação. O seu projeto é executado no localhost (servidor local, que é a sua máquina) e é escolhida uma porta aleatória para executar o seu projeto. Quando você abrir o studio uma próxima vez, provavelmente a porta será diferente.


À direita, temos duas opções de páginas Home e About e uma opção de Login básico. O próximo passo é alterar como essa aplicação funciona e aprender um pouco sobre ASP.NET MVC neste processo. Feche o seu browser e vamos alterar um pouco de código.



Este tutorial foi feito baseado em Introdução ao Asp.Net MVC 3 do site ASP.net

Um comentário: